O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Simulado Prático

Envie-nos sua dúvida sobre matrículas e cursos.

Exame prático de Carro

Conheça o percurso da prova: Local do Exame

Ao iniciar o percurso:
Ajustar o banco e colocar o cinto de segurança
Ajustar os espelhos retrovisores

Durante o percurso:
Não dar partida no motor com o carro engrenado
Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículos
Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída
Não sair com o freio de mão puxado
Não pisar na embreagem antes de pisar no freio
Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas
Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento

Ao finalizar o percurso:
Dar setas ao parar o veículo
Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.

Exame Prático de Moto

Conheça o percurso da prova:


Ao iniciar o percurso:
Manter o capacete fechado, ou se o capacete for aberto, você deve usar óculos protetor de visão devidamente fixado
Acender o farol baixo
Iniciar e finalizar o percurso em 1ª marcha
Iniciar o percurso pelo lado direito do "oito"

Durante o percurso:
Não queimar as faixas delimitadoras do percurso
Não apoiar nenhum dos pés no chão
Entrar pelo lado direito dos cones
Na parada obrigatória, colocar somente o pé esquerdo no chão, parando a 1 metro da faixa
Não é necessário regular os espelhos e nem acionar a seta durante o percurso

Ao terminar o percurso:
Não sair da faixa de equilíbrio
Não derrapar
Parar antes da placa "PARE"



Exame prático de Ônibus

Conheça o percurso da prova:

Ao iniciar o percurso:
Fechar a porta do ônibus
Ajustar o banco
Colocar o cinto de segurança
Você receberá o ônibus ligado e deverá deixá-lo ligado ao findar da prova
Acionar a seta antes de entrar em movimento
Liberar o freio de estacionamento
Observar os espelhos antes de sair
Durante o percurso:
Não ultrapassar a terceira marcha
Respeitar paradas obrigatórias antes e depois da faixa de pedestre
Nas paradas, pisar primeiro no freio e NÂO na embreagem
Não andar com o pé apoiado no pedal da embreagem
Não esquecer das setas nas conversões, paradas, saídas, baliza e ao finalizar o percurso:
Não tocar nos cones durante a baliza.